odontopediatria

Perguntas Frequentes em Odontopediatria:

Quando deve ser iniciada a higiene bucal do meu filho?

Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada para remover restos de leite que ficam acumulados sobre a gengiva, língua, próximo às bochechas e no canto da boca do bebê, pelo menos uma vez ao dia. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses de idade), a fralda deve ser substituída por uma dedeira de borracha ou escova dental apropriada para a idade. Esse procedimento deverá ser realizado após cada refeição e principalmente, antes de dormir.
Consulte o Odontopediatra que informará a escova ideal e o creme dental de acordo com a faixa etária da criança.

A partir de qual idade meu filho precisa ir ao dentista?

A primeira visita ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos 6 meses de idade, com o início do nascimento dos primeiros dentinhos. Nesta consulta, a mãe receberá orientações sobre higiene bucal, dieta, aplicação de flúor, transmissibilidade da cárie, uso adequado da mamadeira e chupeta e correção de maus hábitos como sucção de dedo. O ideal é que a mãe faça uma consulta durante a gestação para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho.

Como preparar meu filho para a primeira visita ao dentista?

Crie uma imagem agradável do Odontopediatra para seu filho adquirir confiança nele. Transmita sempre uma atitude positiva e nunca utilize idéias negativas (medo, dor, motor, injeção, etc). Uma consulta agradável em um ambiente amistoso ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo com o dentista.

Quando vão nascer os primeiros dentinhos?

A idade média normal para o nascimento é por volta dos 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais 6 ou 9 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões de normalidade. Neste período, o bebê pode babar excessivamente, ficar irritado ou inquieto, levar as mãos à boca e mastigar qualquer objeto que esteja ao seu alcance. Para melhorar este desconforto, podemos oferecer alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva. O bebê pode apresentar as fezes mais fluídas e ficar febril. Diarreia ou temperatura acima de 38ºC são anormais.

Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los?

Embora venham a exfoliar (cair), os dentes de leite são de fundamental importância pois: servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos);

  • mantêm o espaço na arcada para os futuros dentes permanentes, os quais começam a nascer por volta dos 6 anos de idade;
  • proporcionam uma mastigação e deglutição adequada dos alimentos e conseqüente digestão.
  • são importantes também para a estética e fonética da criança.

Para que serve o flúor e quando deve ser iniciada sua aplicação?

A aplicação de flúor no consultório deverá ser iniciada na dentição decídua (dentes de leite), assim que se inicie a erupção dos primeiros dentes. O flúor ajuda a fortalecer o esmalte do dente, diminuindo o aparecimento da “cárie dentária” (doença infecto-contagiosa), em conjunto com outros métodos de prevenção, tais como a escovação e a dieta equilibrada, além do consumo de água fluoretada.
O Odontopediatra irá orientar a frequência ao consultório, de acordo com a necessidade de cada criança.

A cárie é uma doença transmissível?

Sim. O Streptococcus mutans, principal bactéria causadora da doença “cárie”, pode ser transmitida da mãe para o filho através do contato direto. Por isso, não se deve soprar o alimento para esfriá-lo, fazer uso compartilhado de copos e talheres, e, beijar a boca do bebê.

Como proceder em caso de traumatismo?

Quando a criança começa a andar, é comum levar tombos e bater a boca. Dependendo da intensidade do trauma, se não houver perda total, o dentinho poderá ficar mole, escurecer na hora ou mais tarde, e a gengiva poderá sangrar. Se houver necrose (morte) da polpa do dente, é necessário um tratamento de canal para evitar a perda precoce do dente de leite. Seja qual for a intensidade do trauma, a conduta mais adequada é procurar imediatamente um Odontopediatra para uma avaliação clínica e radiográfica.

Descubra a solução odontológica ideal para você! Agende uma consulta.

Apoiada na capacitação técnica da sua equipe, a Machado de Carvalho Odontologia, fornece soluções completas para você, caso não tenha encontrado sua respostas, fale diretamente com o especialista, e esclareça suas dúvidas.